quarta-feira, 20 de maio de 2009

Rádio Amnésia e Ponto de Cultura Coco de Umbigada contemplados no prêmio "Pontos de Mídias Livres"

A parceria entre o Ponto de Cultura Coco de Umbigada e a Rádio Amnésia foi contemplada, na semana passada, com o prêmio "Pontos de Mídias Livres", do Ministério da Cultura. Através do trabalho conjunto, a Rádio Amnésia realiza transmissões em FM e via internet na comunidade do Guadalupe, com a difusão de conteúdos locais, gravados no próprio Ponto de Cultura, e outros que não costumam ser incluídos nas programações das rádios comerciais.

A Rádio Amnésia é uma experiência coletiva e itinerante de rádio que vem sendo implementada temporariamente em comunidades urbanas e rurais do Nordeste. Já foi ativada em assentamentos rurais, comunidades indígenas e periferias de grandes cidades em vários estados, levando formação e informação sobre produção e transmissão radiofônica. A proposta é contribuir para a apropriação destas práticas nas comunidades.

A comunidade do Guadalupe conta com a presença da rádio há mais de um ano, e é o local onde ela permaneceu por mais tempo. Nesse período, a prática de rádiodifusão se consolidou no Ponto de Cultura Coco de Umbigada. No início do ano, foi iniciado o trabalho de consolidação da rádio, com aquisição de equipamentos próprios e novas atividades de formação, utilizando recursos da Funarte obtidos através do prêmio "Residências artísticas - interações estéticas em pontos de cultura", com o projeto "Coco-rádio-arte".

O prêmio "Pontos de Mídias Livres" vem como consequência desse trabalho, e afirma ainda mais a apropriação da comunicação através do rádio na comunidade do Guadalupe. Vai fortalecer nossa atuação na comunicação da comunicação como um direito de todos e todas, e do rádio como elemento de difusão de nossas músicas e conteúdos.

Para saber mais sobre os projetos, navegue pelos links abaixo:

projeto coco-rádio-arte

coletivo rádio amnésia

Nenhum comentário: